Parabéns Interlagos pelos 80 anos de muita velocidade, emoções e lembranças 

Atalhos para este artigo

A Fórmula Vee faz parte desta história e presta sua homenagem 
com um ensaio de fotos antigas e atuais. 

Por Fernando Santos 

Interlagos, 80 anos! 

A Fórmula Vee se sente honrada em fazer parta da história do autódromo, inaugurado em 12 de maio de 1940. É uma satisfação para a categoria oferecer a oportunidade para pilotos competirem ou ao menos participarem de treinos em um dos maiores templos do automobilismo mundial. 

A primeira prova de FVee em Interlagos foi realizada em 1967, ano de estreia da categoria no Brasil. Marivaldo Fernandes venceu as duas primeiras baterias, e José Carlos Pace faturou a terceira. Emerson Fittipaldi chegou em segundo nas três provas e seu irmão Wilsinho teve, como melhor resultado, um terceiro lugar. 

Desde 2011, quando a Fórmula Vee voltou a ser disputada no país, a categoria realiza regularmente em Interlagos o Campeonato Paulista. Nos últimos anos, a competição chegou a ter dez etapas, reunindo pilotos de diversas idades (de 15 a 62 anos), de muitos estados e até mesmo do exterior. 

Este ano, a FVee realizou em fevereiro a primeira etapa do Paulista em Interlagos. Em seguida, a competição foi suspensa em razão da pandemia do novo coronavírus e aguarda o posicionamento das autoridades esportivas e de saúde para retomar as provas. 

Até lá, os pilotos seguem na expectativa de voltar ao templo. Para matar um pouco a saudade e prestar homenagem neste aniversário de 80 anos, a FVee oferece aqui algumas imagens históricas e recentes de provas em Interlagos. As fotos antigas são do portal Lorena GT (www.lorenagt.com/formulave). As imagens atuais são de Fernando Santos. 

Parabéns, Interlagos! Nos vemos novamente em breve! 

Prova da Fórmula Vee dos 500 km de Interlagos, em 1967, vencida pelo dupla Totó Porto e Ruby Loureiro, com 154 voltas 
Crédito: portal Lorena GT/Fabio Jaqueire/Blog do Jovino.  
À esquerda, a largada da Prova da Fórmula Vee dos 500 km de Interlagos, em 1967 (crédito: portal Lorena GT/Fabio Jaqueire/Blog do Jovino), seguida da imagem da primeira prova da FVee em Interlagos, em 1967, com José Carlos Pace (2) na frente, seguido por Emerson Fittipaldi, Marivaldo Fernandes e Wilsinho Fittipaldi (crédito: portal Lorena GT). 
Largada de prova do Campeonato Paulista em Interlagos (crédito: Fernando Santos/Divulgação FVee). 
Disputa por posições no “S do Senna” em Interlagos (crédito: Fernando Santos/Divulgação FVee). 
FVee em homenagem ao piloto Nikki Lauda, durante prova em Interlagos (crédito: Fernando Santos/Divulgação FVee). 
À esquerda, monoposto FVee saindo do box do Autódromo de Interlagos, seguido da imagem de retorno aos boxes 
(crédito: Fernando Santos/Divulgação FVee). 
À esquerda, comemoração ao final de prova do Campeonato Paulista, em Interlagos. À direita, Wilsinho Fittipaldi dando instruções ao piloto João Pedro Maia (crédito: Fernando Santos/Divulgação FVee). 
Wilsinho Fittipaldi observando a volta de um carro da Fórmula Vee  a partir da torre de controle do Autódromo de Interlagos 
(crédito: Fernando Santos/Divulgação FVee). 
Flávio Menezes, diretor da FVee Brazil, em frente ao box de Interlagos, durante prova valendo o Campeonato Paulista de Fórmula Vee 
(crédito: Fernando Santos/Divulgação FVee). 

Compartilhe essa publicação

Veja outras publicações

Quero pilotar na Fórmula Vee Brasil 2026