Raphael Pace, de 11 anos, dá a bandeirada final no GP José Carlos Pace de Fórmula Vee, disputado neste sábado em Interlagos.
Com apenas 11 anos de idade, o garoto Raphael entrou pela primeira vez num carro de Fórmula Vee, e quase desapareceu lá dentro. Mas transbordou de emoção ao acompanhar a sua primeira prova da categoria, disputada neste sábado, em Interlagos, em homenagem ao avô, um dos grandes nomes do automobilismo nacional: José Carlos Pace.
Raphael Pace foi o convidado especial para acompanhar o GP José Carlos Pace, prova válida pela segunda etapa do Campeonato Paulista. Ele teve o privilégio de dar a bandeirada final para Cristiano Denardi, que venceu uma prova espetacular, com ultrapassagem na última volta e com apenas 70 centésimos de segundo de vantagem.
“Foi muito emocionante vencer pela primeira vez em Interlagos e ainda numa prova que lembrou um dos maiores pilotos de nossa história”, disse Cristiano Denardi, 35 anos, de Jaú (SP). Ele também recebeu o troféu da vitória das mãos de Raphael, e não perdeu a chance de incentivar o garoto.
“Soube que o Raphael já andou de kart, então falei para ele seguir os passos do avô. E a Fórmula Vee é um bom começo, como foi para o Pace”, afirmou Denardi. José Carlos Pace correu na FVee em 1967 e 1968, pouco antes de seguir para a Europa, até chegar à F1. Em 1975, ele venceu o GP Brasil, em Interlagos, autódromo que leva o seu nome. Pace morreu em 1977, num acidente aéreo em Mairiporã (SP).
A vitória na prova deste sábado só foi decidida na última volta, após um duelo com várias ultrapassagens entre Denardi e Murillo Latorre. Na volta decisiva, Denardi estava na frente, foi superado, mas retomou a ponta no finalzinho para conquistar o primeiro lugar com uma das menores margens de vantagem da história da categoria.
Com o segundo lugar, Murillo Latorre manteve a liderança do Campeonato Paulista. Após duas de dez etapas, ele lidera com 37 pontos, seguido por Denardi, com 32.
O piloto Thiago Vaz correu com um carro estilizado, como na época em que Pace disputou a FVee: branco, com listras vermelhas no bico e número 2. Ele terminou a prova na quinta posição.
O GP José Carlos Pace tem a segunda prova neste domingo, com largada às 8h30, em Interlagos.
Classificação do GP José Carlos Pace de FVee (1ª bateria, válida pelo Campeonato Paulista)
1) Cristiano Denardi – 24min10s107
2) Murillo Latorre – a 0.070
3) Gabriel Silva – a 23s134
4) Kenner Garcia – a 32s406
5) Thiago Vaz – a 32s596
6) Zigomar Jr – a 36s254
7) Rodrigo Gimmenes – a 1min24s273
8) Heitor Nogueira – a 1min24s776
9) Lélio Assumpção – a 1min34s970
10) Plinio Cintra – a 1 volta
Classificação do Campeonato Paulista de FVee (após 2 de 10 etapas)
1) Murillo Latorre – 37 pontos
2) Cristiano Denardi – 32
3) Heitor Nogueira – 18
4) Kenner Garcia – 18
5) Gabriel Silva – 12
6) Paulo Loco – 10
7) Thiago Vaz – 8
8) Rodrigo Gimmenes – 7
9) Zigomar Jr – 7
10) David Taylor (ING) – 6
11) Cesar Gallagi – 4
12) Suzane Carvalho – 2
13) Lélio Assumpção – 2
14) Plínio Cintra - 1
Crédito das fotos: Cláudio Laranjeira/Divulgação FVee
Cristiano Denardi (18) sai na pole position e lidera o GP José Carlos Pace, em Interlagos.
Cristiano Denardi, vencedor do GP José Carlos Pace de FVee, em Interlagos, recebe o troféu de Raphael, 11 anos, neto de Pace.
Rapahel Pace dá a bandeirada final para Cristiano Denardi, vencedor do GP José Carlos Pace, neste sábado, em Interlagos.
Raphael Pace, de 11 anos, neto de José Carlos Pace, no carro estilizado em homenagem ao ex-piloto.
Raphael Pace, junto ao no carro FVee estilizado em homenagem ao seu avô, José Carlos Pace.