Notícias da FVee

Informações e fatos mais relevantes sobre a categoria e seus pilotos.

Fórmula Vee marca a sexta vitória mais apertada do automobilismo mundial

Fórmula Vee marca a sexta vitória mais apertada do automobilismo mundial

Prova em Interlagos é vencida por apenas 0.005 segundo, recorde mundial da categoria, e supera marcas históricas de Senna e Barrichello.

 

A Fórmula Vee registrou neste domingo em Interlagos uma marca histórica: a sexta vitória mais apertada de todos os tempos do automobilismo mundial, extraoficialmente, segundo registros disponíveis. É também o novo recorde mundial da categoria. O piloto Cristiano Denardi venceu por apenas 0.005 segundo, e superou feitos memoráveis de outros brasileiros, como Ayrton Senna e Rubens Barrichello (na foto acima, Cristiano Denardi mostra a mínima margem da vitória, de apenas 17 centímetros, cerca de um palmo).

Denardi fez o tempo histórico na disputa da segunda bateria do GP José Carlos Pace de FVee. A vantagem conquistada contra Gabriel Silva representa apenas 17 cm na pista de Interlagos, que tem 4.309 metros. E a linha de chegada fica na reta dos boxes, onde os carros da FVee atingem até 200 km/h.

A menor margem de vitória da história do automobilismo, segundo o Guinness Book, o livro dos recordes, pertence ao americano Logan Gomez. Em 2007, ele venceu o GP de Chicagoland da Indy Pro Series (mais tarde conhecida por Indy Lights) por apenas  0.0005 segundo.

Para Wilsinho Fittipaldi, consultor da FVee, o resultado mostra o espírito competitivo da categoria. “Eu não me lembrava de uma chegada tão apertada como esta em toda minha história de mais de 50 anos no automobilismo”, disse Wilsinho. “Mas a FVee sempre foi assim, desde os anos 1960, com carros iguais, correndo sempre juntos e valorizando a qualidade do piloto. Por isso é uma categoria com a tradição na formação e na revelação de grandes pilotos.

A marca de 5 milésimos de vantagem faz de Denardi o segundo brasileiro com a vitória mais apertada de todos os tempos. O primeiro é Hélio Castroneves, que ganhou por apenas 0.0033 segundo em 2008, também em Chicagoland, pela Fórmula Indy.

Em 2002, Rubens Barrichello bateu Michael Schumacher no GP dos EUA, em Indianápolis, por apenas 0.011 segundo. Outra prova com chegada memorável envolvendo brasileiros na F1 ocorreu em 1986, em Jerez, na Espanha, na vitória épica de Ayrton Senna sobre Nigel Mansell por 0.014 segundo.

Na Fórmula Vee, de acordo com registros disponíveis, a marca de Denardi é o novo recorde mundial. A menor margem de vitória até então pertencia ao americano Rick Shields, com 0.017 segundo, em prova do campeonato dos EUA, em 2010, em Elkhart Lake.

 

Confira abaixo uma lista extraoficial com as vitórias mais apertadas de todos os tempos do automobilismo mundial:

 

No sábado, Cristiano Denardi também conquistou uma vitória apertada na primeira bateria do GP José Carlos Pace, prova válida pela segunda etapa do Campeonato Paulista de FVee. Ele venceu por apenas 0.070 segundo de vantagem sobre Murillo Latorre.

 

Classificação do GP José Carlos Pace de FVee (2ª bateria), domingo (2/4) em Interlagos:

1)      Cristiano Denardi – 26min17s190

2)      Gabriel Silva – a 0s005

3)      Cesar Gallagi – a 10s065

4)      Thiago Vaz – a 15s546

5)      Murillo Latorre – a 29s583

6)      Gabriel Paulino – a 30s794

7)      Lélio Assumpção – a 1min13s431

8)      Rodrigo Gimmenes – 2min09429

 

Não completaram a prova:

Plínio Cintra – a 5 voltas

Zigomar Jr – a 7 voltas

Alberto Otazú – a 11 voltas

 

Crédito das fotos: Fernando Santos/Divulgação FVee

 

 

 

Chegada do GP José Carlos Pace de Fórmula Vee, em Interlagos, neste domingo, com vitória de Cristiano Denardi (carro preto) sobre Gabriel Silva por 0.005 segundo.

 

Cristiano Denardi comemora a vitória no pódio com Wilsinho Fittipaldi, consultor da FVee, amigos e familiares de Jaú, onde mora o piloto, no interior de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 


Buscar em notícias

Outras Notícias

© 2016-2024 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.