Sobre a FVee

Fórmula Vee - A maior categoria monoposto do mundo!

fvee-sobre-02a.jpg


A Fórmula Vee é a mais popular categoria do automobilismo mundial, presente atualmente em cerca de 20 países. Além do Brasil, é disputada nos EUA, Canadá, México, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Áustria, França, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, entre outros. Até hoje, ela mantém a sua principal característica: carros de baixo custo e alta competividade, os mais acessíveis do esporte e com peças originais.

fvee-sobre-01a.jpg


A Fórmula Vee é a mais popular categoria do automobilismo mundial, presente atualmente em cerca de 20 países. Além do Brasil, é disputada nos EUA, Canadá, México, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Áustria, França, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, entre outros. Até hoje, ela mantém a sua principal característica: carros de baixo custo e alta competividade, os mais acessíveis do esporte e com peças originais.


No Brasil, é disputada desde 1967, quando se tornou uma porta de entrada para o automobilismo e também para a Fórmula 1. Entre os principais pilotos que competiram na categoria estão Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace e Nelson Piquet (na Super V, uma evolução da FVee nos anos 1970), além do austríaco Niki Lauda e do finlandês Keke Rosberg.

fvee_img_03b.jpg


Hoje, os carros seguem o conceito econômico que deu origem à categoria, mas com algumas melhorias. O motor continua Volkswagen, mas não mais do Fusca, o pioneiro da FVee quando foi criada nos EUA no final dos anos 1950 e depois se expandiu pela Europa. No Brasil, os carros são impulsionados a álcool pelo motor do Fox 1.6, que chega a atingir 208 km/h em Interlagos. A suspensão dianteira característica da categoria ainda do velho Fusca continua, assim como os pneus radiais, os mesmos usados em carros de passeio.

Entre as melhorias recentes estão a adoção do câmbio de cinco marchas, uma nova suspensão traseira independente e implantação de módulo de injeção eletrônica acompanhado de um dash board (painel), que possibilita a análise de telemetria.


fvee-sobre-03a.jpg

Quem pode pilotar?

A FVee reúne pilotos de todas as idades. Desde os jovens que saem do kart e querem iniciar carreira no automobilismo até pilotos veteranos que buscam uma experiência e a realização do sonho de pilotagem. Para isso, foram criadas duas categorias: a FVee Júnior, para jovens de 14 a 19 anos, e a FVee Máster, para pilotos acima de 40 anos.

Campeonatos FVee

As principais provas da FVee são realizadas em Interlagos e no Velocitta, com a disputa do Campeonato Paulista, e a Copa ECPA F/Promo Racing, em Piracicaba (SP).
Em 2021, foi criada a FVee Open, competição exclusiva para iniciantes, com preços ainda menores e uma premiação especial: 50% de desconto ao campeão para competir na temporada do Campeonato Paulista ou da Copa ECPA.

Desde 2020, as provas da FVee são realizadas por uma equipe única, a F/Promo Racing. Os carros são disponibilizados aos pilotos para a disputa dos campeonatos ou provas individuais. O piloto também recebe todo o equipamento, como macacão, capacete, Hans (protetor cervical), luvas e sapatilhas, incluídos no preço de aluguel.

Além das provas oficiais, são realizados treinos livres, abertos a pilotos e iniciantes, que só precisam apresentar CNH para participar. Jovens a partir de 14 anos, com carteira de kart, também podem se inscrever. Estes eventos acontecem regularmente em Interlagos e em Piracicaba.

Principais Características da Categoria

Baixo Custo de Manutenção e Locação
Uma vez que o custo de manutenção é baixo, a locação de um carro fica, também, mais acessível.
Motor Standard, Sem Apêndices Aerodinâmicos
O motor EA 111 1.6 do Volkswagen Fox é confiável e não necessita de adaptação. O carro não possui apêndices aerodinâmicos, mais uma medida de redução de custos e para priorizar ainda mais a capacidade dos pilotos.
Campeonatos Equalizados e Enxutos
O campeonato foi montado de forma a reduzir ao máximo os custos.
Chances Iguais para Todos os Participantes
Os carros são preparados pela F/Promo Racing de forma padronizada, para oferecer o mesmo pacote técnico aos pilotos.

Pegas de tirar o fôlego!

Por ser uma categoria com motor standard, pneus radial Pirelli P1, sem asas, ela permite que o talento do piloto se sobressaia, fazendo com que os pegas sejam mais intensos e que o grid não fique disperso na pista.

As corridas são curtas e permitem que pilotos novatos possam se familiarizar com o carro e consigam fazer uma corrida até o seu término.

Além dos pilotos novatos, é uma categoria que admite pessoal de mais idade, que deseja aprender a arte de pilotar e andar de igual para igual com os demais competidores.

Venha correr com a gente!

Para saber mais sobre a Fórmula Vee, como competir na categoria e participar de treinos livres, drive day e aulas de pilotagem, acompanhe aqui no site e também através das redes sociais no Facebook (@formulaveebrasil) e no Instagran (@formulaveebrasil).

Para conhecer mais sobre a História da Fórmula Vee no Brasil e no Mundo, clique aqui para acessar os artigos em nosso website. 

Para ficar por dentro das notícias da FVee, acesse a nossa página de Notícias da FVee.

Para mais informações sobre a Fórmula Vee, escreva para contato@fvee.com.br

Para informações de Comunicação e Mídia, entre em contato com Fernando Santos pelo telefone (11) 97691-1223 ou e-mail fernando49ers50@gmail.com

© 2016-2021 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.