Com a mesma pintura utilizada na década de 1960, carro faz homenagem e corre no GP José Carlos Pace de FVee, neste sábado e domingo.
O Fórmula Vee branco número 2, com duas listras vermelhas no bico, voltou a Interlagos nesta sexta-feira após exatos 50 anos. O carro estilizado é uma homenagem ao piloto José Carlos Pace, que fez sua estreia na FVee em 1967. O modelo é uma das atrações deste fim de semana do GP em memória de um dos maiores nomes do automobilismo nacional.
O jovem piloto Thiago Vaz é quem irá pilotar o carro nas provas deste sábado e domingo no GP José Carlos Pace de FVee, no autódromo que também leva o seu nome, em Interlagos. A corrida no sábado é válida pela segunda etapa do Campeonato Paulista.
“É uma grande honra poder competir com um carro que lembra um dos maiores pilotos da história, que como eu começou a correr justamente aqui, na Fórmula Vee”, diz Thiago Vaz, de 25 anos. “Quem sabe eu não consiga repetir a histórica vitória do Pace em Interlagos, no GP Brasil de F1 em 1975. Vou fazer o possível para levar o nome dele mais uma vez ao lugar mais alto do pódio.”
O carro emocionou também um dos ex-companheiros de Pace e grande amigo, Wilsinho Fittipaldi. Eles competiram juntos na FVee na década de 1960, ao lado também de Emerson Fittipaldi, e depois seguiram para a Europa, até os três chegarem à F1.
“Eu me lembro bem deste carro, porque fui eu quem o construí, era chamado na época de Fitti-V. Fizemos mais de 50”, conta Wilsinho. “É emocionante poder vê-lo na pista novamente, e ainda prestar esta homenagem não só ao piloto, mas ao grande amigo de tantas provas e conquistas.”
No último dia 18 de março, a morte de Pace completou 40 anos. Ele foi vítima de um acidente com um avião monomotor em Mairiporã, próximo a São Paulo. Na época, ele competia pela equipe Brabham na F1.
A largada do GP José Carlos Pace neste sábado será às 11h. No domingo, a prova terá início às 8h30. Convidados especiais, inclusive familiares de Pace, são esperados em Interlagos para acompanhar as corridas.
Crédito da foto do carro em memória de José Carlos Pace, dirigido por Thiago Vaz no treino livre desta sexta-feira em Interlagos: Cláudio Laranjeira/Divulgação FVee
Crédito da foto de época: Reprodução/Arquivo pessoal Mário Estivalet (José Carlos Pace, em prova da Fórmula Vee em Campinas, em 1968, no seu segundo e último ano na categoria)
FVee em memória de José Carlos Pace, dirigido por Thiago Vaz no treino livre desta sexta-feira, em Interlagos.