João Pedro Maia, de 15 anos, garante vaga para participar da Fórmula 4, que chega ao Brasil em 2020 e
dará pontuação para obter a superlicença.
O garoto João Pedro Maia, que compete na Fórmula Vee, é o primeiro piloto inscrito na maior categoria de base do automobilismo mundial que chega ao Brasil em 2020: a Fórmula 4.
Disputada em mais de 15 países e homologada pela FIA, a Federação Internacional de Automobilismo, a F4 é a porta de entrada para quem pretende fazer carreira nas pistas. E com um superatrativo: vale pontos para a superlicença da Fórmula 1.
“Estou seguindo o caminho de muitos jovens pilotos que sonham com a F1”, diz João Pedro Maia, de 15 anos. “Além disso, a F4 é a grande oportunidade para muitos garotos do kart, como eu, que não tinham no Brasil uma categoria de formação tão forte. Éramos obrigados a ir para a Europa ou EUA, e agora podemos correr aqui, e com custos mais baixos.”
A competição no Brasil dará ao campeão 12 pontos na superlicença. Pelo regulamento atual da FIA, são necessários 40 pontos em três anos para competir na F1. As provas devem começar em abril, com oito provas em quatro autódromos: Interlagos e Velo Città, em São Paulo, além de Curitiba e Goiânia. Cada etapa terá três provas, seguindo a programação exigida pela FIA em todo o mundo.
Na Fórmula 4, João Pedro Maia terá um carro com o que existe de mais moderno no mundo em categorias de base. Será um monobloco de fibra de carbono certificado pela FIA, condição essencial para a pontuação da superlicença. O regulamento é o mesmo em vários países, onde competem mais de 200 pilotos.
“A Fórmula 4 é hoje a porta de entrada no automobilismo mundial”, afirma Flávio Menezes, diretor da F/Promo Racing, empresa que negocia a chegada da nova categoria ao Brasil. “Nosso objetivo é oferecer a oportunidade para jovens pilotos correrem aqui, com chances de seguir para a F3, depois a F2 e quem sabe chegar à F1. E ele já começa a somar os pontos da superlicença.”
A de menor custo do mundo!
Outro grande incentivo para a garotada será o custo. Além da pontuação da Superlicença, a Fórmula 4 no Brasil será a mais barata no mundo. É bem menos do que se cobra na Europa, nos EUA ou na China, por exemplo, e menos até do que um piloto gasta numa temporada de kart no Brasil. Na Europa, o custo da temporada na F4 é de cerca de 300 mil euros, quase R$ 1,4 milhão.
Todos se perguntam por que o Brasil deixou de ter um piloto na Fórmula 1. Durante muitos anos, esse trabalho de formação de pilotos foi esquecido no país. A chegada da Fórmula 4 é um passo importante para dar oportunidade a um maior número de jovens e podermos ter novamente não apenas um mas vários pilotos brasileiros na F1.
João Pedro Maia já está dando o primeiro passo na sua formação como piloto. Ele disputa atualmente a Fórmula Vee, categoria-escola com mais de 50 anos de tradição no Brasil, criada pelos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi. Na FVee, João Pedro é o vice-líder do Campeonato Paulista, que é disputado em Interlagos. Na Copa ECPA, em Piracicaba (SP), o garoto está na liderança.
A F/Promo Racing, que já organiza a FVee, está em negociações com fornecedores europeus e a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para viabilizar a competição em 2020. A expectativa é anunciar o calendário oficial da primeira temporada até novembro deste ano.
Pontuação para a superlicença FIA na Fórmula 4
Campeão: 12 pontos
Vice-campeão: 10 pontos
Terceiro colocado: 7 pontos
Quarto colocado: 5 pontos
Quinto colocado: 3 pontos
Sexto colocado: 2 pontos
Sétimo colocado: 1 ponto
Características técnicas da Fórmula 4
Chassis: Monobloco em fibra de carbono homologado pela FIA.
Motor: 4 cilindros, homologado pela FIA por fabricantes como Fiat, Ford, Honda e Renault, com no máximo 160 CV.
Suspensão: Dianteira e traseira com braços triangulares com pushroads, com ajuste de barra estabilizadora.
Segurança: Padrões FIA. Estrutura dianteira e traseira para absorção de impacto, laterais antiperfurante, assento removível, encosto de cabeça, cabo de aço prendendo as rodas e coluna de direção retrátil com o impacto.
Medidas do carro : 4467 x 1738 x 958 mm
Rodas dianteiras: 8’’ x 13’’
Rodas traseiras: 10’’ x 13’’
Pneus: Fabricante de acordo com a escolha do campeonato.
Na imagem acima, João Pedro Maia comemora vitória pela Fórmula Vee em Interlagos.
Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee
João Pedro Maia com seu coach, Wilsinho Fittipaldi, em prova da Fórmula Vee em Interlagos.
Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee
João Pedro Maia em prova da Fórmula Vee, em Interlagos, onde é o vice-líder do Campeonato Paulista.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira/Divulgação FVee