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Empresa que gerencia a Fórmula Vee negocia a criação da Fórmula 4 no Brasil

A F/Promo Racing quer implantar no país a nova categoria, que dará pontos para a superlicença da Fórmula 1,
com apoio da FIA e da CBA.

 

 

O Brasil está perto de receber uma das categorias mais importantes do mundo na formação de pilotos e que faz parte da escala de quem pretende chegar à Fórmula 1.

A Fórmula 4 deve começar a ser disputada em 2020 valendo pontos para a obtenção da superlicença, documento obrigatório que permite correr na F1. A competição já conta com a certificação da FIA, a Federação Internacional de Automobilismo, e o apoio da CBA, a Confederação Brasileira de Automobilismo.

As negociações para trazer a Fórmula 4 estão sendo feitas pela F/Promo Racing, empresa que promove a Fórmula Vee no Brasil. A princípio, serão importados da Europa 12 carros modelo 2020, o que há de mais atual na categoria, de monobloco em fibra de carbono certificado pela FIA, condição essencial para a pontuação da superlicença. O regulamento é o mesmo em todo o mundo, onde competem mais de 200 pilotos em mais de 15 países.

A Fórmula 4 é hoje a porta de entrada no automobilismo mundial para os jovens que sonham em fazer carreira no automobilismo”, afirma Flávio Menezes, diretor da F/Promo Racing. “Nosso objetivo é oferecer a oportunidade para jovens pilotos correr aqui, no Brasil, com chances de seguir para a F3, depois a F2 e quem sabe chegar à F1. E ele já começa a somar os pontos da superlicença.

A competição no Brasil dará ao campeão 12 pontos na superlicença. Pelo regulamento atual da FIA, são necessários 40 pontos em três anos para competir na F1.

Além da pontuação da Superlicença, a Fórmula 4 no Brasil será a mais barata no mundo”, afirma Andrey Valério, diretor esportivo da F/Promo Racing. A previsão é que cada temporada deverá custar cerca de R$ 470 mil. “É bem menor do que se cobra na Europa ou na China, por exemplo, e menos até do que um piloto gasta numa temporada de kart no Brasil”, afirma Valério. Na Europa, o custo da temporada na F4 é de cerca de 300 mil euros, quase R$ 1,4 milhão.

As provas no Brasil devem começar em abril, com oito provas em quatro autódromos: Interlagos e Velo Città, em São Paulo, além de Curitiba e Goiânia. Cada etapa terá três provas, seguindo a programação exigida pela FIA em todo o mundo.

Hoje, o jovem do kart que sonha com uma carreira no automobilismo precisa sair do país, correr na Europa ou nos EUA. Estamos oferecendo a oportunidade de ele competir aqui, com um custo menor e com as mesmas condições técnicas que ele encontrará lá fora”, diz Flávio Menezes.

Todos se perguntam por que o Brasil deixou de ter um piloto na Fórmula 1. Durante muitos anos, esse trabalho de formação de pilotos foi esquecido no país. A chegada da Fórmula 4 é um passo importante para dar oportunidade a um maior número de jovens e podermos ter novamente não apenas um mas vários pilotos brasileiros na F1”, afirma Andrey Valério.

A F/Promo Racing está em negociações com fornecedores europeus e a CBA para viabilizar a competição em 2020. A expectativa é anunciar o calendário oficial da primeira temporada até novembro deste ano.

A intenção é ainda promover as provas da Fórmula 4 e da Fórmula Vee nas mesmas datas. “A chegada da F4 não inviabiliza a FVee. As duas categorias são destinadas a novos pilotos, mas a FVee continuará sendo uma modalidade para iniciantes e também para os pilotos mais veteranos que desejam ter uma experiência de velocidade e com baixo custo”, diz Flávio Menezes.

 

Pontuação para a superlicença FIA na Fórmula 4

Campeão: 12 pontos
Vice-campeão: 10 pontos
Terceiro colocado: 7 pontos
Quarto colocado: 5 pontos
Quinto colocado: 3 pontos
Sexto colocado: 2 pontos
Sétimo colocado: 1 ponto

 

Características técnicas da Fórmula 4

Chassis: Monobloco em fibra de carbono homologado pela FIA.
Motor: 4 cilindros, homologado pela FIA por fabricantes como Fiat, Ford, Honda e Renault, com no máximo 160 CV.
Suspensão: Dianteira e traseira com braços triangulares com pushroads, com ajuste de barra estabilizadora.
Segurança: Padrões FIA. Estrutura dianteira e traseira para absorção de impacto, laterais antiperfurante, assento removível, encosto de cabeça, cabo de aço prendendo as rodas e coluna de direção retrátil com o impacto.
Medidas do carro : 4467 x 1738 x 958 mm
Rodas dianteiras: 8’’ x 13’’
Rodas traseiras: 10’’ x 13’’
Pneus: Fabricante de acordo com a escolha do campeonato.

 

 

Nas imagens deste artigo: Fórmula 4 na Europa, com os carros no mesmo modelo que serão importados para a realização da competição no Brasil.
Crédito das imagens: Gruppe C Photography

 


 


 


 

 

 

 


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