Nito Ramirez, de Matinhos, começa a competir na categoria mais popular do automobilismo e que revelou nomes como Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet.
O paranaense Nito Ramirez subiu ao pódio duas vezes em sua estreia na Fórmula Vee. O piloto de Matinhos deu a largada na categoria mais popular do automobilismo na disputa da Copa ECPA, em Piracicaba (SP), no último sábado.
Ramirez terminou a primeira prova no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, o ECPA, na sexta posição. Na segunda prova, ele ficou em quinto lugar.
“Para uma estreia, foi muito bom. Não conhecia bem o carro nem mesmo o traçado da pista”, disse o piloto paranaense. “Mesmo assim, consegui os dois pódios e tenho certeza que vou melhorar muito nas próximas corridas.”
A atuação rendeu elogios de Wilson Fittipaldi Júnior, criador da FVee no Brasil na década de 1960 e atual consultor técnico da categoria. “Para quem mal conhecia o carro e a pista, o Nito teve um desempenho ótimo. Correu muito bem e, mais importante, terminou as duas provas, sem acidentes e sem cometer erros. Ele tem tudo para evoluir e logo estará brigando por vitórias”, disse.
Aos 32 anos, Nito Ramirez inicia uma nova etapa em sua carreira. No Paraná, ele já competiu de kart e também na Copa Gol. “A Fórmula Vee é o passo seguinte para quem corre de kart e a entrada no automobilismo para quem quer correr de fórmula. Espero me adaptar logo e lutar pelas primeiras posições já nas próximas corridas.”
A Fórmula Vee é a categoria mais popular do automobilismo mundial, presente em mais de 20 países. No Brasil, foi criada por Wilsinho e o irmão Emerson, e logo se tornou uma porta de entrada para os pilotos brasileiros que sonhavam em competir na Fórmula 1 no início dos anos 1970. Outros brasileiros que começaram na FVee foram o também campeão mundial de F1 Nelson Piquet (na Super V) e José Carlos Pace (primeiro brasileiro a vencer em Interlagos na F1).
Atualmente, a FVee mantém suas principais características: carro de baixo custo e peças originais, para facilitar o acesso de novos pilotos. Os carros usam motor VW Fox 1.6, pneus radiais, câmbio de 4 ou 5 marchas e chegam a atingir 200 km/h em Interlagos.
Além da Copa ECPA, a FVee promove o Campeonato Paulista da categoria, em Interlagos. No Brasil, é ainda a categoria mais barata para quem quer competir no automobilismo.
A próxima etapa da Copa ECPA será dia 22 de junho. Antes, haverá a terceira etapa do Campeonato Paulista, no próximo dia 20, em Interlagos.
Para saber mais sobre a Fórmula Vee e como competir e treinar na categoria, por favor escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Para saber mais sobre o ECPA, acesse www.ecpa.com.br
Resultado da 1ª bateria (Elite 1) da segunda etapa da Copa ECPA, sábado (6/4), em Piracicaba
1) João Pedro Maia (JR), 13min32s950
2) Diel Grandi (JR), a 5s412
3) Octávio Nucci Neto (M), a 9s186
4) Matheus Garcia (JR), a 20s193
5) Nádio Mendonça, a 27s738
6) Nito Ramirez, a 29s431
7) Rivaldo Pimenta (M), a 55s363
Resultado da 2ª bateria (Elite 2) da segunda etapa da Copa ECPA, sábado (6/4), em Piracicaba
1) João Pedro Maia (JR), 13min37s349
2) Diel Grandi (JR), a 6s960
3) Octávio Nucci Neto (M), a 8s514
4) André Magno, a 28s028
5) Nito Ramirez, a 32s198
6) Aratangy de Mendonça (M), a 48s227
7) Matheus Garcia (JR), a 4 voltas
Classificação geral da Copa ECPA de Fórmula Vee – Elite 1
1) João Pedro Maia – 44 pontos
2) Octávio Nucci Neto – 34
3) Matheus Garcia – 28
4) Diel Grandi – 27
5) Nadio Maciel – 24
6) Rivaldo Pimeta – 19
7) Ricardo Cury – 16
8) Nito Ramirez – 10
Classificação geral da Copa ECPA de Fórmula Vee – Elite 2
1) João Pedro Maia – 41 pontos
2) Octávio Nucci Neto – 37
3) André Magno – 28
4) Aratangy de Mendonça – 20
5) Diel Grandi – 18
6) Matheus Garcia – 16
7) Luis Henrique – 12
8) Nito Ramirez – 12
9) Paulo Campaneli – 9
Na imagem acima, o piloto paranaense Nito Ramirez (#14), em sua estreia na Fórmula Vee, na Copa ECPA, em Piracicaba.
Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee
Confira aqui um vídeo sobre a 2ª etapa da Copa ECPA de Fórmula Vee.
Nito Ramirez no pódio da FVee, em quinto lugar, com sua melhor colocação na etapa de estreia na Copa ECPA, em Piracicaba.
Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee
O piloto paranaense, Nito Ramirez na Copa ECPA, em Piracicaba.
Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee