Elisio Netto, de Arapiraca, conquista dois segundos lugares em sua primeira participação na nova categoria-escola oficializada pela CBA.
O jovem piloto Elisio Netto, de Arapiraca, começou muito bem sua carreira no templo do automobilismo nacional. O garoto de 16 anos fez sua estreia na Fórmula Vee Júnior, em Interlagos, e garantiu dois segundos lugares.
Elisio, que já brilha no kart alagoano e em outras provas, competiu pela primeira vez na FVee. A categoria completou 50 anos no Brasil e já revelou grandes nomes do automobilismo como os irmãos Emerson e Wilsinho Fittipaldi, Nelson Piquet e José Carlos Pace.
Com o jovem alagoano, foi dada neste fim de semana a largada para a FVee Júnior. Esta é a nova categoria-escola do automobilismo nacional, reconhecida pela CBA (Confedaração Brasileira de Automobilismo). Participam jovens pilotos de 15 a 18 anos, que têm a primeira oportunidade de competir nas pistas.
“Esta é uma grande chance para aprender e crescer no esporte”, diz Elisio Netto. “Foram as minhas primeiras corridas, contra pilotos experientes. Os resultados foram muito bons, e agora espero melhor a cada prova e lutar por vitórias”, afirmou.
Elisio terminou em segundo lugar nas duas baterias da FVee Júnior, sábado e domingo. As provas foram vencidas pelo jovem piloto paraibano Nathan Brito, de 15 anos.
“Para quem nunca havia corrido em Interlagos nem entrado num FVee, o Elisio foi muito bem”, disse Wilsinho Fittipaldi, consultor da FVee. “Claro que como qualquer iniciante, ele teve dificuldades e cometeu alguns erros. Mas isso é normal e faz parte do aprendizado. O objetivo é sempre ir melhorando a cada prova.”
Para Wilsinho, uma boa demonstração da capacidade de Elisio foi o fato de ele ter terminado as duas provas e sem se envolver em acidentes. “Para quem está começando a regra número 1 é levar o carro até o final da prova. E ele conseguiu”, disse.
No sábado, Elisio teve seu melhor desempenho. No domingo, o jovem alagoano rodou no início da prova e perdeu tempo para voltar à pista. Com isso, concluiu a corrida uma volta atrás.
“Foi fantástico correr em Interlagos, com toda aquela atmosfera e tradição de grandes provas”, disse Elisio. “Não vejo a hora de voltar para a próxima etapa, em maio.”
Wilsinho destacou ainda a importância da criação desta nova categoria: “Este é um momento importante para o automobilismo nacional, com a chance para novos e jovens pilotos poderem competir pela primeira vez. É preciso retomar o trabalho de formação de pilotos no país, ou ficaremos ainda muito tempo sem nenhum brasileiro na Fórmula 1, como acontece agora.”
A próxima etapa do Paulista de Fórmula Vee e de FVee Júnior será nos dias 18 a 20 de maio, em Interlagos.
Para saber como participar da FVee e da FVee Júnior, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue para (11) 3384-9356.
Na imagem acima, o jovem alagoano Elisio Neto, em prova da FVee Júnior em Interlagos.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira/Divulgação FVee
Pódio histórico da primeira prova da FVee Júnior, com Elisio Netto, Nathan Brito e João Pedro Guedes (a partir da esq.).
Crédito da imagem: Claudio Larangeira/Divulgação FVee
O piloto alagoano Elisio Neto recebe de Wilsinho Fittipaldi o troféu pelo segundo lugar na FVee Júnior, em Interlagos.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira/Divulgação FVee