Edson Schmidt, de Estreito, participa pela primeira vez da mais tradicional categoria do país na formação e revelação de jovens pilotos.
O piloto Edson Schmidt, de Estreito (MA), fez neste fim de semana a sua estreia na Fórmula Vee, categoria que completou 50 anos no país.
Acostumado a competir de kart, Schmidt, fez sua primeira prova num carro de fórmula e no tradicional autódromo de Interlagos.
“A diferença do kart para um FVee é muito grande. Mas é uma mudança espetacular”, disse o piloto maranhense, de 35 anos. “É uma grande emoção dirigir esses carros que chegam a 200 km/h e ainda correr neste templo que é Interlagos.”
Edson Schmidt terminou as duas provas, ambas em 9º lugar. “Neste momento, sem conhecer bem o carro e a pista, o importante é evitar acidentes e chegar ao final da corrida”, disse Wilsinho Fittipaldi, consultor da FVee. “Agora, ele precisa aprender o máximo sobre o carro e a pista e procurar evoluir a cada prova.”
As vitórias neste fim de semana, pela 3ª etapa do Paulista de FVee, foram do paulista Heitor Nogueira, no sábado, e do mineiro Gustavo Consoli, no domingo.
Fora das pistas, o piloto do Maranhão trabalha em plataformas de petróleo no litoral do Rio de Janeiro. Mesmo com o calendário apertado (o ciclo de trabalho é de 28 dias no mar e 28 dias em terra), Schmidt espera competir nas demais etapas da FVee. A próxima será nos dias 18 a 20 de maio, novamente em Interlagos.
Criada em 1967 por Emerson e Wilsinho Fittipaldi, a FVee se mantém como a categoria mais barata e acessível do automobilismo nacional. Além de ter a tradição na revelação de grandes pilotos, como os irmãos Fittipaldi, Nelson Piquet e José Carlos Pace.
Na imagem acima, o Edson Schmidt dentro de seu FVee, antes de sair dos boxes para a prova em Interlagos.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira/Divulgação FVee
O piloto Edson Schimdt, com sua mulher, Wilsinho Fittipaldi e Flávio Menezes, diretor da FVee, em Interlagos.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira/Divulgação FVee
O piloto Edson Schmidt, do Maranhão, em sua estreia no Campeonato Paulista de Fórmula Vee, em Interlagos.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira/Divulgação FVee