Competição tem tradição na revelação de pilotos e este ano dará prêmio especial: a chance de competir em prova nos EUA ou Canadá.
A Fórmula Vee abre as portas para novos pilotos com a primeira etapa da Copa ECPA, neste sábado (17/3), em Piracicaba (SP).
A competição no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo é uma das mais tradicionais da FVee e tem como principal característica a oportunidade para pilotos iniciarem a carreira nas pistas.
“A Copa ECPA já está no nosso calendário há vários anos e sempre tem sido fundamental para aqueles que querem começar a correr e ter o primeiro contato com o carro”, afirma Wilsinho Fittipaldi, consultor da FVee. “E desta maneira daremos início à competição, mantendo assim a tradição de 50 anos da Fórmula Vee na formação de pilotos.”
Futuro na F1
Wilsinho destaca ainda que este é um trabalho árduo, principalmente no momento em que o Brasil está sem nenhum representante na Fórmula 1. “É preciso dar oportunidade e abrir as portas para mais pilotos, reduzindo custos e procurando ser cada vez mais acessível. Só assim voltaremos e ter grandes nomes nas pistas, inclusive na F1. É um trabalho longo e difícil, mas que necessita de um começo. É o que pretendemos fazer na FVee e em Piracicaba.”
Um exemplo é Cristiano Denardi. Piloto de Jaú (SP), ele começou a competir em Piracicaba. No ano passado, ficou em terceiro lugar no Campeonato Paulista, após liderar a competição durante várias etapas. E agora retorna para buscar o título no ECPA.
“As provas em Piracicaba são sempre muito disputadas e emocionantes, com uma pista que exige muito do piloto”, diz Denardi. “Serve como aprendizado e também é uma oportunidade mais em conta para competir, com preços mais acessíveis do que correr em Interlagos, por exemplo.”
Para a competição deste ano, a FVee oferece planos especiais com descontos aos pilotos para a disputa de toda a Copa ECPA.
Para saber mais, envie-nos um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Prêmio internacional
Este ano, a Copa ECPA terá ainda uma atração extra: o campeão terá direito a disputar uma etapa da Challenge Cup Series, nos EUA ou no Canadá. E também será sorteada uma vaga entre os demais participantes.
A premiação faz parte do acordo entre a FVee Brasil e a Challenge Cup Series para o intercâmbio internacional de pilotos. Os ganhadores não pagarão nada para competir no exterior, apenas as despesas de viagem, como passagem aérea e hospedagem.
“Os pilotos poderão escolher entre vários circuitos no Canadá e nos EUA. Eles chegarão lá e terão um carro pronto para competir, sem pagar nada, nem aluguel nem inscrição na prova”, afirma Wilsinho. “É uma oportunidade única para, além de aprimorar o aprendizado, participar de uma prova internacional.”
Em 2017, o piloto Murillo Latorre conquistou o título da Challenge, nos EUA. E ele também começou a correr de Fórmula Vee em Piracicaba.
No calendário deste ano, a Challenge Cup Series terá provas em autódromos como o de Toronto (Canadá), que já recebeu a Fórmula 1, e também em Mid-Ohio (EUA), palco de corridas da F-Indy e da Nascar.
Drive Day e Curso de Pilotagem
A Copa ECPA de FVee começa nesta sexta-feira (16), com a realização de Drive Day e Curso de Pilotagem. Será disponibilizado ainda treino livre para os pilotos.
No sábado (17), serão disputadas duas provas, na abertura da competição. Ao todo, serão cinco etapas até a decisão, em dezembro.
Para saber mais sobre a Copa ECPA, acesse www.ecpa.com.br
Para saber mais sobre a Challenge Cup Series, acesse www.challengecupseries.com
Programação da 1ª etapa da Copa ECPA de FVee, em Piracicaba
Sexta-feira (16/3)
Drive Day, Curso de Pilotagem e Treino Livre, das 9h às 17h30
Sábado (17/3)
Treinos livres, das 8h30 às 8h55 e das 9h35 às 10h05
Treino classificatório, das 11h50 às 12h
1ª bateria, 15h20 (12 voltas)
2ª bateria, 16h30 (12 voltas)
Calendário da Copa ECPA de Fórmula Vee
1ª etapa: 16 e 17 de março
2ª etapa: 20 e 21 de abril
3ª etapa: 17 e 18 de agosto
4ª etapa: 21 e 22 de setembro
5ª etapa: 7 e 8 de dezembro
Na imagem acima, pilotos em disputa da Copa ECPA de 2017; este ano, competição dará como prêmio a participação em prova no exterior.
Crédito da imagem: Claudio Laranjeira/Divulgação FVee.
O piloto Murillo Latorre (carro azul) começou a competir na FVee em Piracicaba e no ano passado foi campeão da Challenge Cup Series nos EUA.
Crédito da imagem: Claudio Laranjeira/Divulgação FVee.