A penúltima etapa da Copa ECPA, neste sábado em Piracicaba, será marcada por programa pioneiro
no automobilismo nacional de proteção ambiental.
Crédito da imagem de capa: Fernando Santos/Divulgação FVee
Uma ação de sustentabilidade e proteção ambiental marca a disputa da penúltima etapa da Copa ECPA de Fórmula Vee, neste sábado (3/12), em Piracicaba.
A FVee e o ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em parceria com a BR&Co., uma das principais gestoras ambientais do país, irão implantar o Sistema Ways8 no esporte a motor. Pioneiro na preservação e conscientização ambiental, o Ways8 é uma StartUp da BR&Co. que opera no sistema Aterro Zero e Carbono Neutro.
Pela primeira vez na história de uma categoria de fórmula no país, será feita uma avaliação da emissão de CO2 durante a competição para a obtenção de créditos de carbono, que serão originados no plantio de árvores na área do autódromo.
“Entre treinos e provas, estimamos que a emissão de carbono nesta etapa corresponde ao plantio de 5 árvores. Mas vamos plantar 10”, afirma o biólogo Leandro Henrique, fundador da BR&Co.. Os cálculos realizados utilizam a metodologia do IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima), criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Pilotos na disputa da Copa ECPA de FVee, que neste sábado terá ação de sustentabilidade e proteção ambiental.
(Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee)
Para isso, os carros da FVee serão equipados com um carbonômetro, que será instalado junto ao painel para determinar a quantidade de CO2 emitida, de acordo com a quilometragem percorrida e o consumo de combustível (etanol).
“Além disso, iremos instalar um abrigo de resíduos para coleta de descarte de óleo, água de radiador, pneus, bloco de motor e outros materiais, além de tudo o que poderá ser reciclado em demais áreas do ECPA, como na lanchonete”, afirma Leandro Henrique. “Em todo o mundo, as grandes empresas estão voltadas para programas de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) de proteção do meio ambiente, e acreditamos que o automobilismo, diante de seus enormes desafios, pode sim contribuir neste aspecto .”
Para Flávio Menezes, diretor da FVee, este é mais um passo no processo de desenvolvimento e evolução da categoria. “Nos últimos anos, melhoramos os carros, como a nova suspensão, câmbio e análise técnica, que resultaram em maior rendimento e eficiência, com menos quebras e desperdício de equipamento. E agora, junto com o ECPA, que nos cedeu o espaço para o plantio das árvores, iniciamos este programa de preservação e controle ambiental, que é não só uma prioridade nossa, mas de todo o planeta”, afirma.
Daniela Gianetti, presidente do ECPA, irá ainda reforçar a ação. “O nosso autódromo existe há 33 anos e sempre tivemos uma grande preocupação ambiental. Temos um espaço cercado por muito verde e ficamos felizes por poder contribuir com essa ação, tão importante para esta região e um marco para o automobilismo, que faz parte do nosso DNA”, diz. Além das árvores que serão geradas pela ação promovida pela FVee e pela BR&Co., o ECPA também irá promover o plantio de mais 90 mudas.
Como parte da ação de sustentabilidade, os troféus desta etapa seguem o padrão da FVee e do ECPA: são fabricados em MDF, material criado a partir de fibras de madeira de reflorestamento, contribuindo assim para a redução do desmatamento de florestas. São fornecidos pela Aroni Troféus.
Título em jogo
A penúltima etapa da Copa ECPA terá mais uma vez a disputa dos pilotos contra o principal candidato ao título na atual temporada. André Suenaga caminha para se tornar o primeiro piloto na história da competição a vencer em todas as divisões.
Suenaga lidera na Elite 1, que considera a soma dos resultados da 1ª bateria, na classificação Geral e na Máster, para pilotos acima de 40 anos. O mesmo acontece na Elite 2, com os resultados da 2ª bateria.
Saulo Soares é o principal adversário de Suenaga na briga pelo título. Ele ocupa o segundo lugar nas quatro divisões. Soares vai tentar ao menos reduzir a diferença para o líder, de olho na etapa decisiva.
As provas deste sábado serão disputadas às 11h30 e às 16h30. Os treinos livres e classificatórios começam a partir das 8h30. A última e decisiva etapa será realizada no início de 2023, em data a ser definida.
Os carros serão equipados com um carbonômetro, que determina a quantidade de CO2 emitida.
(Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee)
Venha correr de FVee!
Para saber como competir no Campeonato Paulista de Fórmula Vee e na Copa ECPA (Geral, Máster e Light), em Piracicaba, além da FVee Open 2023 (exclusiva para iniciantes) e também realizar Treinos, Drive Day e Aulas de Pilotagem, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Siga-nos também no Instagran, Facebook e TikTok em @formulaveebrasil.
Para mais informações sobre o ECPA, acesse www.ecpa.com.br.
Programação da 7ª etapa da Copa ECPA de FVee 2022
Sábado (03/12), no Autódromo ECPA, em Piracicaba.
Treinos livres e classificatórios: a partir das 8h30.
Largada da Elite 1 (1ª bateria): às 11h30.
Largada da Elite 2 (2ª bateria): às 16h30.
Classificação da Copa ECPA de FVee
Após 6 de 8 etapas
Elite 1 - Geral
1) André Suenaga – 116 pontos
2) Saulo Soares – 106
3) Vinas de Andrade – 82
4) Marcos Fortuna – 74
5) José Arrais – 63
6) Luiz Costa – 47
7) Rafael Costa – 22
8) Bruno Caravaggi – 12
9) Gérson Zarpelão Jr – 9
10) Gabriella Morais – 8
11) Augusto Santin – 2
12) Kevin Lima – 2
Elite 1 - Máster
1) André Suenaga – 98 pontos
2) Saulo Soares – 92
3) Vinas de Andrade – 76
4) Marcos Fortuna – 74
5) José Arrais – 64
6) Luiz Costa – 48
7) Augusto Santin – 0
Elite 2 - Geral
1) André Suenaga – 120 pontos
2) Saulo Soares – 98
3) Vinas de Andrade – 68
4) Marcos Fortuna – 66
5) José Arrais – 58
6) Rafael Costa – 34
7) Luiz Costa – 24
8) Gérson Zarpelão Jr – 21
9) Edson Schmidt – 18
10) Kevin Lima – 14
11) Augusto Santin – 11
12) Ara Mendonça – 10
13) Bruno Caravaggi – 10
Elite 2 - Máster
1) André Suenaga – 100 pontos
2) Saulo Soares – 92
3) Marcos Fortuna – 72
4) Vinas de Andrade – 66
5) José Arrais – 66
6) Luiz Costa – 28
7) Augusto Santin – 12
8) Ara Mendonça – 10