Notícias da FVee

Informações e fatos mais relevantes sobre a categoria e seus pilotos.

Aos 63 anos, aposentado de Rio Claro faz estreia em prova da Fórmula Vee

Aos 63 anos, aposentado de Rio Claro faz estreia em prova da Fórmula Vee

Após se recuperar de uma grave doença, José Mauro Arrais realiza antigo sonho e
vai competir pela primeira vez no automobilismo.

 

Nunca é tarde para começar. A frase é antiga, pode parecer até mesmo batida, mas se encaixa perfeitamente num senhor aposentado de 63 anos, morador de Rio Claro. Pela primeira vez, ele irá participar de uma prova de automobilismo.

José Mauro Arrais fará a sua estreia na Fórmula Vee no próximo sábado (29/8), na abertura da Copa ECPA F/Promo Racing, em Piracicaba. A FVee é uma das categorias mais tradicionais do automobilismo nacional, presente no país há mais de 50 anos e que revelou nomes como Emerson e Wilson Fittipaldi Júnior, Nelson Piquet e José Carlos Pace.

Minha vontade, desde criança, era correr uma prova. Mas nunca tive uma oportunidade. Até conhecer a Fórmula Vee”, diz o aposentado José Arrais, que ainda continua trabalhando como monitor na empresa de saneamento da cidade.

Na imagem acima, o aposentado José Mauro Arrais, de 63 anos, no autódromo de Interlagos, onde participou de treino da Fórmula Vee; agora, ele fará sua estreia na categoria, em competição no ECPA, em Piracicaba (crédito: Arquivo pessoal/José Mauro Arrais).

 

Pilotos em disputa da Copa ECPA, em Piracicaba, que terá a primeira etapa deste ano no próximo sábado, dia 29
(crédito: Fernando Santos/Divulgação FVee).

 

O curioso é que ele nunca correu, nem mesmo de kart. Ou seja, experiência zero. Anos atrás, o mais próximo que chegou foi levar seu Fox para participar de um track day no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). Nesse tipo de evento, os motoristas se aventuram na pista com o seu próprio carro.

E lá soube que haveria uma competição de Fórmula Vee, um modelo de monoposto muito conhecido no país. Foi então que comecei a pensar seriamente em competir”, afirma.

O morador de Rio Claro participou de treinos da FVee em Piracicaba e até em Interlagos. Agora, terá a oportunidade de competir numa prova oficial.

 

Largada de uma prova da Copa ECPA em 2019. (crédito: Fernando Santos/Divulgação FVee).

 

Para chegar a este momento, José Arrais enfrentou um período difícil em sua vida. “Eu tive um grave problema de saúde, lutei muito e felizmente me recuperei. Hoje, estou muito bem. Então, achei que era o momento de realizar este antigo sonho”, diz.

Para isso, ele teve que enfrentar outro desafio: a resistência da família. “É claro que, nesta idade, todos acharam que eu estava louco. Mas eu me sinto ótimo, com saúde e disposição. Espero agora fazer uma boa estreia”, diz.

 

Prova tradicional

A competição no ECPA é uma das mais tradicionais da FVee, que oferece oportunidade a pilotos de todas as idades e também para iniciantes. Em 2019, um garoto de 14 anos, de Campinas, foi o campeão.

As corridas deveriam ter começado em março, mas foram suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus. Agora, será iniciada seguindo os protocolos de segurança definidos para competições de automobilismo em todo o país.

A Copa ECPA não terá presença de público. Pilotos e equipe técnica deverão seguir medidas de proteção, como evitar aglomeração, uso de máscara na área dos boxes e higienização de equipamento. O procedimento segue as normas já adotadas no Campeonato Paulista de FVee, em Interlagos.

Este ano, a competição será exclusiva para os pilotos da F/Promo Racing, que disponibiliza os carros, seja para disputar uma ou todas as etapas. A Copa ECPA será dividida em duas categorias: Elite 1, com a soma dos resultados da 1ª bateria; e Elite 2, somando aos resultados da 2ª bateria. Haverá ainda classificação para FVee Júnior (jovens de 15 a 19 anos), Máster (acima de 40 anos) e geral (onde todos pontuam).

 

Sobre a Fórmula Vee

A Fórmula Vee é a categoria mais tradicional do automobilismo nacional na formação de pilotos, há 53 anos no país. Entre seus criadores está Wilson Fittipaldi Júnior, atual consultor técnico. Entre outros nomes que passaram pela FVee estão Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet (Super-V) e José Carlos Pace. Ou seja, dos oito títulos mundiais de Fórmula 1 do Brasil, cinco foram conquistados por pilotos que começaram na FVee: Piquet (3) e Emerson (2). A categoria também revelou grandes nomes no exterior, como os também campeões mundiais de F1 Niki Lauda e Keke Rosberg.

A FVee é também a categoria de automobilismo mais praticada no mundo, em razão de suas características principais: carros de baixo custo e utilização de peças originais. No Brasil, os monopostos são movidos a motor do Fox 1.6 a álcool e câmbios de quatro ou cinco marchas, com pneus radiais (os mesmos de carros de passeio). Em Interlagos, o recorde de velocidade é de 208 km/h. Em Piracicaba, os carros chegam a 140 km/h.

A Copa ECPA F/Promo Racing terá etapas até dezembro (cinco no total).

 

Saiba mais e Participe!

Para saber como participar da Copa ECPA e do Campeonato Paulista em Interlagos, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para saber mais sobre o ECPA, acesse: www.ecpa.com.br

 

Programação da 1ª etapa da

Copa ECPA F/Promo Racing de Fórmula Vee

Sábado (29/8)
Treinos livres: das 9h às 9h25 e das 10h15 às 10h40.
Treinos classificatórios: das 12h às 12h10 e das 12h45 às 12h55
Primeira bateria: largada às 14h10 (12 voltas)
Segunda bateria: largada às 15h20 (12 voltas)

 

 


Buscar em notícias

Outras Notícias

© 2016-2024 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.