As Últimas da FVee Brazil

Notícias, destaques e os fatos mais recentes da Formula Vee Brazil.

Fórmula Vee leva a Interlagos carro em homenagem a Niki Lauda

Fórmula Vee leva a Interlagos carro em homenagem a Niki Lauda

Modelo foi estilizado como o carro utilizado pelo piloto austríaco no início de sua carreira na FVee europeia, há 50 anos.

 

A Fórmula Vee reviveu nesta sexta-feira um momento histórico na carreira do piloto Niki Lauda. A categoria levou para o autódromo de Interlagos um carro estilizado como o utilizado pelo austríaco no início de sua carreira, na FVee europeia, há 50 anos.

O carro número 18, verde escuro e com as mesmas marcas da época, foi feito especialmente para homenagear o piloto, um dos maiores nomes do automobilismo mundial, que morreu em 20 de maio, aos 70 anos. Ele competiu na FVee em 1969 pela equipe austríaca Kaimann Racing Team.

Com este carro, a Fórmula Vee realiza a partir desta sexta-feira o GP Niki Lauda, em Interlagos. O modelo estilizado, pilotado por Andrey Valério, participou dos treinos livres. Neste sábado, acontece o treino classificatório e as duas baterias, que são válidas pela 5ª etapa do Campeonato Paulista da categoria.

O piloto que somar mais pontos nas duas provas receberá o Troféu Niki Lauda, que será entregue por Wilson Fittipaldi Júnior, atual consultor técnico e instrutor de jovens pilotos da categoria. Wilsinho, junto com o irmão Emerson, foi o criador da FVee no Brasil e conviveu com Niki Lauda na Fórmula 2 europeia e na Fórmula 1.

É um momento muito especial poder prestar esta homenagem a um grande piloto, ídolo do esporte, e, como muitos outros grandes nomes, começou a correr na Fórmula Vee”, diz Andrey Valério, que além de piloto é diretor esportivo da equipe F/Promo Racing. Ele lembra outros nomes revelados pela categoria, como os irmãos Emerson e Wilsinho, José Carlos Pace e Nelson Piquet (este, na Super V).

O carro que foi para a pista pela primeira vez nesta sexta-feira é o modelo FD-01, a nova geração de FVee no Brasil. Suas principais mudanças são o câmbio de cinco marchas e a suspensão traseira independente. “Acredito que será um carro bastante rápido e que poderá conquistar muitos títulos, como foi na carreira do Lauda”, afirma Andrey Valério.

Segundo ele, o novo carro também será usado pelos novos pilotos da categoria. “Nossa intenção é oferecer ainda melhores condições para a formação de jovens pilotos, como é a tradição da Fórmula Vee em mais de 50 anos no Brasil”, afirma.

A FVee também presta homenagem nesta prova ao fiscal de pista Lourival Caetano Júnior, que trabalhou durante muitos anos em Interlagos. Ele faleceu na última segunda-feira. 

Programação do GP Niki Lauda de FVee, sábado (8/6), em Interlagos

Treino classificatório: 8h55
1ª bateria: 11h10
2ª bateria: 13h35

 

 

Na imagem acima, carro em homenagem a Niki Lauda, lembrando o modelo em que o piloto austríaco iniciou a carreira na Fórmula Vee, em 1969, participa de treino em Interlagos.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira/Divulgação FVee

 


O piloto Andrey Valério com o carro em memória de Niki Lauda, em Interlagos.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira/Divulgação FVee

 

O novo FVee FD-01 2019 estilizado como o carro de Niki Lauda (acima).
Crédito da imagem: Claudio Larangeira/Divulgação FVee e Kaimann Racing Team/1969

 

Niki Lauda no início de sua carreira na FVee, em 1969, pela equipe Kaimann Racing Team. Crédito: Kaimann Racing Team/1969.
Crédito da imagem: Kaimann Racing Team/1969

 

 

 

 


Outras Notícias

© 2016-2020 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.