Notícias da FVee

Informações e fatos mais relevantes sobre a categoria e seus pilotos.

Fórmula Vee celebra 50 anos no Brasil com “troca” internacional de pilotos

Fórmula Vee celebra 50 anos no Brasil com “troca” internacional de pilotos

FVee recebe americano para prova em Interlagos, neste sábado e domingo, e brasileiro corre nos EUA com chances de ser campeão antecipado na Challenge Cup Series.

 

A Fórmula Vee terá um fim de semana histórico. Para celebrar os seus 50 anos no Brasil, a categoria terá uma prova especial em Interlagos com a participação de um piloto americano. E um brasileiro irá correr nos EUA, com chances de conquistar um título internacional por antecipação.

Christopher Robson é o convidado da FVee para a disputa da 7ª etapa do Campeonato Paulista, neste sábado (29/7) e domingo. Campeão americano de kart, ele tem mais de 25 anos de experiência em competições como Pro Sports 2000, F2000 e Fórmula Atlantic.

 

Os pilotos brasileiros têm grande tradição no kart, e o passo a seguir é a Fórmula Vee, a porta de entrada no automobilismo”, diz Christopher Robson, que acumula mais de 100 pódios em sua carreira. “Esta é sem dúvida a principal categoria em todo o mundo para o aprendizado, e será um momento incrível na minha carreira competir no Brasil e no icônico autódromo de Interlagos.

 

Challenge Cup Series

Neste mesmo fim de semana, um brasileiro fará o caminho inverso. Murillo Latorre irá disputar a 4ª etapa da Challenge Cup Series, no Pittsburgh International Race Complex, em Wampum, próximo à cidade de Pittsburgh.

Latorre terá a chance de conquistar o título por antecipação. Em seis provas disputadas até agora, ele venceu quatro e lidera o campeonato com folga. Soma 133 pontos, seguido pelos americanos Matt Garwood (88) e Barrett Kingsborough (73).

A vinda de Christopher Robson e a participação de Murillo Latorre nos EUA fazem parte da parceria entre a Fórmula Vee Brasil e a Challenge Cup Series, para o intercâmbio internacional de pilotos. Esta será a quarta participação de um piloto estrangeiro no país este ano. Pelo acordo, os pilotos recebem carros e pagam apenas pelas despesas de viagem.

 

Disputa acirrada no Paulista

A participação internacional não será a única atração da 7ª etapa do Campeonato Paulista. A disputa pelo título está acirrada. Apenas um ponto separa o líder Cristiano Denardi do segundo colocado, Heitor Nogueira.

Considerando o descarte dos três piores resultados, Denardi soma 56 pontos, contra 55 de Nogueira. Em terceiro está Murillo Latorre (50), mas ele não disputará esta etapa devido à prova nos EUA.

 

50 anos no Brasil

Em 2017, a Fórmula Vee comemora 50 anos no Brasil. A categoria foi implantada nos anos 1960 no país pelos irmãos Emerson e Wilsinho Fittipaldi. Eles construíram os primeiros carros, chamados de Fitti-V.

A primeira prova no Brasil foi disputada no antigo autódromo de Jacarepaguá, no Rio, em 1967. Após duas baterias, a vitória foi de Emerson Fittipaldi.

Desde então, a categoria se notabilizou por revelar pilotos e servir como porta de entrada para a Fórmula 1. Além de Wilsinho e Emerson, a FVee marcou o início da carreira de José Carlos Pace, que também chegou à F1.

Na metade dos anos 70, a categoria evoluiu para a Super-V e revelou outro grande campeão: Nelson Piquet. A partir da metade dos anos 80, a FVee deixou de ser disputada no Brasil e só foi retomada no início dos anos 2010.

 

 

No ano passado, a F/Promo Racing assumiu o controle da FVee e trouxe de volta Wilsinho Fittipaldi, como consultor e instrutor. A categoria se revitalizou com a adesão de novos pilotos e prepara um passo revolucionário ainda este ano, com o lançamento de um moderno e renovado carro, previsto para outubro.  O projeto está sendo desenvolvido por Ricardo Divila, que trabalhou com Wilsinho e Emerson na F1, na equipe Copersucar-Fittipaldi.

 

Para saber mais sobre a Challenge Cup Series acesse: www.challengecupseries.com

 

Crédito da foto de Christopher Robson: Arquivo pessoal

Crédito da foto de Murillo Latorre (carro laranja #954): Fernando Santos/Divulgação FVee

Crédito da foto de Cristiano Denardi, líder do Paulista: Cláudio Larangeira/Divulgação FVee

 

 

O piloto Christopher Robson, em seu FVee #74.
 

Murillo Latorre, com o carro laranja #954.
 

Cristiano Denardi, líder do Paulista. 

 

 

 

 

 


Buscar em notícias

Outras Notícias

© 2016-2024 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.