Pilotos fora da pista

Conheça as histórias e o dia-a-dia dos pilotos quando não estão pilotando na Fórmula Vee.

Laurent Guerinaud: francês ajuda a melhorar o carro que você dirige

Laurent Guerinaud: francês ajuda a melhorar o carro que você dirige

Atual campeão paulista da FVee comanda o escritório da GiPA no Brasil,
multinacional que faz pesquisas e estudos referentes ao uso dos veículos e serviços de pós-venda.

 Imagem da capa: O piloto Laurent Guerinaud com sua equipe no escritório de pesquisas e estudos da GiPA, em São Caetano do Sul.
(Foto: Fernando Santos)

 

Na pista, ele acelera para vencer. Do lado de fora, o piloto francês Laurent Guerinaud comanda uma das maiores empresas do mundo no trabalho de after marketing automotivo, ajudando a melhorar os produtos, serviços e carros para quem dirige no dia a dia.

No país há quase 15 anos, Guerinaud é diretor-geral da GiPA do Brasil (Grupo Interprofissional de Produtos e Serviços Automotivos), uma multinacional presente em mais de 40 países. Sua função é melhorar a vida dos motoristas e empresas do setor.

Nós fazemos estudos e pesquisas no mercado de pós-venda”, diz Guerinaud, de 42 anos. “Para o nosso carro chefe, um programa de monitoramento do aftermarket automotivo, chegamos a entrevistar anualmente 4 mil pessoas e 2 mil profissionais, incluindo concessionárias, oficinas, lojas de peças e de pneus para entender melhor os comportamentos e necessidades de cada setor e ajudar no processo de melhoria de serviços e na comercialização dos produtos, entre outros.

No escritório da GiPA em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, ele coordena cinco funcionários numa equipe de até 20 pesquisadores dedicados trabalhando no local, além de parceiros em todo o Brasil.

Laurent assumiu o posto em 2016, em sua segunda passagem pelo Brasil. Nascido na França, ele logo percebeu sua paixão por carros. “Comecei, como a grande maioria dos pilotos, no kart e fui duas vezes campeão regional em Paris”, lembra. “Inclusive, tenho muito orgulho de uma prova promocional em que cheguei na frente do Alain Prost” (tetracampeão mundial e reconhecido como o maior rival de Ayrton Senna na Fórmula 1).

Em seguida, Guerinaud passou a fazer parte da equipe oficial da Peugeot em provas de Turismo. Na montadora francesa, ele também trabalhou na área de comunicação e marketing.

Seu contato inicial com o Brasil aconteceu em 2007, quando a sua primeira mulher, francesa, foi transferida. Ele se separou dois anos depois, mas ficou até 2011. Foi então que ele conheceu a atual mulher, a brasileira Solange, com quem tem dois filhos. E desde 2014 decidiu morar e trabalhar no país.

Durante vários anos Laurent Guerinaud deixou o automobilismo de lado. Mas o tal do “mosquito das corridas” sempre dava uma picada. Incentivado pela mulher, ele decidiu voltar às pistas.

Vontade de correr eu sempre tive, mas faltava alguma coisa, como tempo e dinheiro principalmente”, afirma. “Foi então que comecei a procurar por uma categoria barata e que fosse competitiva. Pesquisei e encontrei a Fórmula Vee.

A estreia na FVee aconteceu na segunda etapa do Campeonato Paulista de 2020. Mesmo tendo perdido o início da competição, ele mostrou seu talento e chegou ao título estadual da categoria.

Foi um momento muito importante para mim, poder ser campeão novamente e reviver as emoções do meu início de carreira nas pistas”, diz. “Eu gosto muito da Fórmula Vee, por ser bem disputada, com provas em autódromos como Interlagos. Sou muito grato pela oportunidade.

Assim como em seu trabalho, Laurent Guerinaud agora busca evoluir na categoria e está de olho em mais uma conquista: ele é o vice-líder do Campeonato Paulista, com boas chances de faturar o bicampeonato na etapa decisiva, dias 10 a 12 de dezembro, em Interlagos. E também ajudar no desenvolvimento dos carros, assim como faz para quem dirige nas ruas.

 

Mais sobre a GiPA ( www.gipa.eu )

A GiPA está presente em mais 40 países e possui 35 anos de experiência. Comemorou em 2020 seus 20 anos de presença no Brasil, onde se tornou referência em inteligência de mercado no aftermarket automotivo. A maioria das montadoras são clientes da GiPA do Brasil, além de fabricantes de peças de reposição, pneus, lubrificantes, tintas, seguradoras, bancos, etc.

 

 

 


Buscar em Pilotos fora da pista

© 2016-2021 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.