As Últimas da FVee Brazil

Notícias, destaques e os fatos mais recentes da Formula Vee Brazil.

Lélio Assumpção vence em Campo Grande e conquista o título da Copa do Mato Grosso do Sul

Piloto santista leva a melhor na última prova e ainda marca o recorde da pista.

 

O jovem piloto santista Lélio Assumpção venceu neste domingo (3/12) em Campo Grande e conquistou o título da Copa do Mato Grosso do Sul de Fórmula Vee. O sul-mato-grossense Denis Pedrosa ficou com o vice-campeonato.

Em sua primeira temporada na categoria, foi também o primeiro título de Lélio Assumpção no automobilismo. O piloto de Santos, aos 20 anos, fez uma prova marcada por muita emoção e decidida nas últimas voltas.

Só a vitória garantiria o título a Lélio Assumpção. Ele disputou a ponta com os paulistas Cristiano Denardi e Zigomar Júnior. Os três se revezaram na liderança durante toda a prova. Até a penúltima volta, quando o santista tomou a frente para vencer e faturar o título.

Foi uma vitória espetacular, de quem começou na Fórmula Vee muito mal, mas em pouco tempo já conquista esse resultado histórico”, afirmou Wilson Fittipaldi Júnior, consultor da FVee. “Lembro bem da primeira prova dele, em Minas Gerais (Curvelo). Como ele errou! Hoje, é bem diferente. Já está entre os principais pilotos da categoria.

 

Passo para o futuro

Para Wilsinho, a vitória de Lélio mostra como jovens pilotos podem crescer no automobilismo. “O objetivo da Fórmula Vee é este: dar oportunidade a novos pilotos, numa categoria acessível e de baixo custo. É com projetos assim que o Brasil pode, em pouco tempo, voltar a ter representantes na Fórmula 1. Para o Lélio, ainda falta muito para chegar lá. O caminho é longo e trabalhoso. Mas sempre tem um começo.”

Lélio Assumpção terminou o campeonato com 61 pontos, contra 56 do sul-mato-grossense Denis Pedrosa, que liderava a competição, mas chegou apenas em quarto lugar na prova.

 “É uma alegria enorme, principalmente por tudo que passei até chegar aqui”, disse Lélio Assumpção. “Ouvi muito os conselhos do Wilsinho, procurei aprender a cada prova e melhorar sempre. O resultado está aí. Espero que seja o primeiro de muitos títulos.

Para Lélio, a FVee tem comprovado a sua tradição de 50 anos na formação e revelação de jovens pilotos. “Eu aprendi a pilotar aqui. Com um carro simples e barato, prevalece a qualidade do piloto. É um ótimo lugar para começar e, a partir daqui, buscar sonhos maiores. Até onde posso ir, ainda não sei. Mas tenho certeza que já tenho uma boa base para seguir em frente.

Bom exemplos não faltam para Lélio. Os campeões mundiais Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet iniciaram a carreira na Fórmula Vee, assim como o austríaco Niki Lauda.

 

Recorde na pista

Além da vitória e do título de campeão no Mato Grosso do Sul, Lélio Assumpção cravou durante a prova deste domingo o recorde da pista de Campo Grande, com o tempo de 1min43s568. A marca anterior era de Zigomar Júnior, em julho deste ano, com a pole position de 1min43s600.

Esta foi a segunda vitória de Lélio Assumpção na Fórmula Vee. Ele já havia vencido em Piracicaba e conquistado o vice-campeonato da Copa ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo).

No Campeonato Paulista, Lélio é o décimo colocado. Ele parte agora para as duas últimas etapas, em Interlagos, nos dias 16 e 17 de dezembro, no encerramento da temporada 2017 da Fórmula Vee.

 

“Procurei lutar até o final e fazer o melhor”

Denis Pedrosa disse que, ao contrário da etapa anterior, em julho, quando venceu uma prova, o carro não estava tão bom: “Fiz o máximo que pude, mas durante todo o fim de semana não consegui alcançar os pilotos paulistas, que estavam muito mais rápidos do que eu. Procurei lutar até o final e fazer o melhor.

O sul-mato-grossense lamentou também não ter tido o apoio de outros pilotos locais para ajudar na briga pelo título. “Eu corri sozinho contra o Lélio e todos os demais pilotos que vieram para Campo Grande. Acabou sendo uma disputa um pouco injusta. Mas corridas são assim mesmo”, afirmou.

Para Pedrosa, a perda do título foi dolorida, mas as duas etapas da FVee em Campo Grande foram uma vitória para a cidade. “Há algum tempo o automobilismo estava quase morrendo aqui. Procurei ajudar e me dedicar a erguer o esporte na capital e no Mato Grosso do Sul. Espero agora que nós, pilotos, tenhamos mais apoio e que possamos ter mais competidores nas próximas provas.

 

Piloto de Belém "voa" na pista

O piloto Augusto Santin, de Belém, alcançou 177 km/h na reta oposta e cravou o recorde do Autódromo Internacional de Campo Grande. A marca é próxima da velocidade máxima de um FVee, de 204 km/h em Interlagos, um circuito bem mais rápido e com uma pista de nível de Fórmula 1.

Foi uma surpresa quando soube desta marca. O carro melhorou muito durante a prova e por pouco não consegui um resultado ainda melhor”, disse o piloto de Belém.

Augusto Santin terminou a prova  na quinta posição, apenas 0s436 atrás do quarto colocado,  Denis Pedrosa. Com o resultado, o piloto de Belém ficou em quinto na classificação fina. Ele somou 16 pontos, tendo participado apenas de uma das duas etapas da competição.

 

Mais provas em Campo Grande em 2018

Para 2018, a FVee pretende aumentar o número de etapas em Campo Grande, de duas para quatro. Um projeto para incrementar a categoria já foi apresentado por Wilsinho Fittipaldi ao Governo do Mato Grosso do Sul e também à Prefeitura de Campo Grande.

Segundo Wilsinho, o objetivo é estimular as competições de automobilismo no Autódromo Internacional de Campo Grande e promover atividades como cursos de pilotagem, treinamento de direção defensiva e ações para levar o esporte às escolas.

 

Resultado da prova de domingo (3/12) em Campo Grande

2ª bateria da segunda etapa da Copa do Mato Grosso do Sul de FVee

1)      Lélio Assumpção, 24min34s374

2)      Cristiano Denardi, a 0s609

3)      Zigomar Júnior, a 2s762

4)      Denis Pedrosa, a 17s239

5)       Augusto Santin, a 17s675

6)      George Pereira, a 19s249

7)      Flavio Leit, a 2 voltas

8)      Geraldo Barbeta, a 4 voltas

9)      Fernando Toledo, a 6 voltas

 

Resultado da prova de sábado (2/12) em Campo Grande

1ª bateria da segunda etapa da Copa do Mato Grosso do Sul de FVee

1)      Cristiano Denardi, 26min26s023

2)      Lélio Assumpção, a 0s578

3)      Zigomar Júnior, a 10s686

4)      Denis Pedrosa, a 18s892

5)      Augusto Santin, a 41s559

6)      Willian Bernardes, a 41s902

7)      Flavio Leit, a 1min07s845

8)      Geraldo Barbeta, a 4 voltas

9)      Willian Ayer, a 5 voltas

10)   George Pereira, a 12 voltas

 

Classificação final da Copa do Mato Grosso do Sul de FVee

1)      Lélio Assumpção – 61 pontos

2)      Denis Pedrosa – 56

3)      Cristiano Denardi – 48

4)      Zigomar Júnior – 46

5)      Augusto Santin – 16

6)      Flavio Leit – 16

7)      Paulo Cesar Bepe – 14

8)      Renato Gouveia – 14

9)      Suzane Carvalho – 12

10)   Luis Domingues – 8

11)   George Pereira – 7

12)   Willian Bernardes – 6

13)   Toninho da Luz – 6

14)   Geraldo Barbeta – 6

15)   Paulo Cesar Santos – 3

16)   João Marcelo Cunha – 3

17)   Fernando Toledo – 2

18)   Willian Ayer – 2

19)   Celimary Meirelles – 1

 

Na imagem acima, o piloto santista Lélio Assumpção cruza a linha de chegada em Campo Grande e fatura o título da Copa do Mato Grosso do Sul de FVee.

Crédito: Claudio Larangeira/Divulgação FVee

 

Lélio Assumpção (macacão preto), campeão em Campo Grande, com Denis Pedrosa, o segundo colocado na Copa do Mato Grosso do Sul de FVee

Crédito: Claudio Larangeira/Divulgação FVee

 

Lélio Assumpção é cumprimentado por Wilsinho Fittipaldi após a conquista do título da Copa do Mato Grosso do Sul de FVee

Crédito: Claudio Larangeira/Divulgação FVee

 

Lélio Assumpção posa com os troféus de campeão no Autódromo Internacional de Campo Grande

Crédito: Claudio Larangeira/Divulgação FVee

 

Lélio Assumpção lidera prova em Campo Grande, que lhe valeu o título da Copa do Mato Groso do Sul de FVee

Crédito: Claudio Larangeira/Divulgação FVee

 

Denis Pedrosa posa com Wilsinho Fittipaldi após terminar com o vice-campeonato em Campo Grande

Crédito: Claudio Larangeira/Divulgação FVee

 

Equipe da Fórmula Vee e pilotos no Autódromo Internacional de Campo Grande

Crédito: Claudio Larangeira/Divulgação FVee

 

Pódio final em Campo Grande

Crédito: Claudio Larangeira/Divulgação FVee

 

O piloto Augusto Santin, de Belém, cravou o recorde de velocidade em Campo Grande, com 177 km/h

Crédito: Claudio Larangeira/Divulgação FVee

 

 

 

 

Outras Notícias