As Últimas da FVee Brazil

Notícias, destaques e os fatos mais recentes da Formula Vee Brazil.

Fórmula Vee celebra 50 anos no Brasil com “troca” internacional de pilotos

FVee recebe americano para prova em Interlagos, neste sábado e domingo, e brasileiro corre nos EUA com chances de ser campeão antecipado na Challenge Cup Series.

 

A Fórmula Vee terá um fim de semana histórico. Para celebrar os seus 50 anos no Brasil, a categoria terá uma prova especial em Interlagos com a participação de um piloto americano. E um brasileiro irá correr nos EUA, com chances de conquistar um título internacional por antecipação.

Christopher Robson é o convidado da FVee para a disputa da 7ª etapa do Campeonato Paulista, neste sábado (29/7) e domingo. Campeão americano de kart, ele tem mais de 25 anos de experiência em competições como Pro Sports 2000, F2000 e Fórmula Atlantic.

 

Os pilotos brasileiros têm grande tradição no kart, e o passo a seguir é a Fórmula Vee, a porta de entrada no automobilismo”, diz Christopher Robson, que acumula mais de 100 pódios em sua carreira. “Esta é sem dúvida a principal categoria em todo o mundo para o aprendizado, e será um momento incrível na minha carreira competir no Brasil e no icônico autódromo de Interlagos.

 

Challenge Cup Series

Neste mesmo fim de semana, um brasileiro fará o caminho inverso. Murillo Latorre irá disputar a 4ª etapa da Challenge Cup Series, no Pittsburgh International Race Complex, em Wampum, próximo à cidade de Pittsburgh.

Latorre terá a chance de conquistar o título por antecipação. Em seis provas disputadas até agora, ele venceu quatro e lidera o campeonato com folga. Soma 133 pontos, seguido pelos americanos Matt Garwood (88) e Barrett Kingsborough (73).

A vinda de Christopher Robson e a participação de Murillo Latorre nos EUA fazem parte da parceria entre a Fórmula Vee Brasil e a Challenge Cup Series, para o intercâmbio internacional de pilotos. Esta será a quarta participação de um piloto estrangeiro no país este ano. Pelo acordo, os pilotos recebem carros e pagam apenas pelas despesas de viagem.

 

Disputa acirrada no Paulista

A participação internacional não será a única atração da 7ª etapa do Campeonato Paulista. A disputa pelo título está acirrada. Apenas um ponto separa o líder Cristiano Denardi do segundo colocado, Heitor Nogueira.

Considerando o descarte dos três piores resultados, Denardi soma 56 pontos, contra 55 de Nogueira. Em terceiro está Murillo Latorre (50), mas ele não disputará esta etapa devido à prova nos EUA.

 

50 anos no Brasil

Em 2017, a Fórmula Vee comemora 50 anos no Brasil. A categoria foi implantada nos anos 1960 no país pelos irmãos Emerson e Wilsinho Fittipaldi. Eles construíram os primeiros carros, chamados de Fitti-V.

A primeira prova no Brasil foi disputada no antigo autódromo de Jacarepaguá, no Rio, em 1967. Após duas baterias, a vitória foi de Emerson Fittipaldi.

Desde então, a categoria se notabilizou por revelar pilotos e servir como porta de entrada para a Fórmula 1. Além de Wilsinho e Emerson, a FVee marcou o início da carreira de José Carlos Pace, que também chegou à F1.

Na metade dos anos 70, a categoria evoluiu para a Super-V e revelou outro grande campeão: Nelson Piquet. A partir da metade dos anos 80, a FVee deixou de ser disputada no Brasil e só foi retomada no início dos anos 2010.

 

 

No ano passado, a F/Promo Racing assumiu o controle da FVee e trouxe de volta Wilsinho Fittipaldi, como consultor e instrutor. A categoria se revitalizou com a adesão de novos pilotos e prepara um passo revolucionário ainda este ano, com o lançamento de um moderno e renovado carro, previsto para outubro.  O projeto está sendo desenvolvido por Ricardo Divila, que trabalhou com Wilsinho e Emerson na F1, na equipe Copersucar-Fittipaldi.

 

Para saber mais sobre a Challenge Cup Series acesse: www.challengecupseries.com

 

Crédito da foto de Christopher Robson: Arquivo pessoal

Crédito da foto de Murillo Latorre (carro laranja #954): Fernando Santos/Divulgação FVee

Crédito da foto de Cristiano Denardi, líder do Paulista: Cláudio Larangeira/Divulgação FVee

 

 

O piloto Christopher Robson, em seu FVee #74.
 

Murillo Latorre, com o carro laranja #954.
 

Cristiano Denardi, líder do Paulista. 

 

 

 

 

 

Outras Notícias