Notícias da FVee

Informações e fatos mais relevantes sobre a categoria e seus pilotos.

Piloto brasileiro da Flórida é vice-líder do Campeonato Paulista da Fórmula Vee

Piloto brasileiro da Flórida é vice-líder do Campeonato Paulista da Fórmula Vee

Para competir no Brasil, Francisco Costa encara a ponte-aérea São Paulo-Miami e garante dois segundos lugares na abertura da temporada 2019 em Interlagos.

 

Para competir na Fórmula Vee, não basta correr. É preciso também voar! O brasileiro Francisco Costa viaja desde Miami, nos EUA, para disputar provas em Interlagos. E neste ano já começou muito bem, ao assumir a vice-liderança do Campeonato Paulista.

O piloto brasileiro mora em Boynton Beach, na Flórida. Desde o ano passado, ele encara a ponte-aérea Miami-São Paulo para disputar provas da FVee em Interlagos. Em 2018, foram seis etapas, seis viagens cruzando as Américas, de Norte a Sul.

O automobilismo é minha grande paixão. E quando conheci a Fórmula Vee e tive a oportunidade de correr em Interlagos, encarei o desafio”, diz Francisco Costa. Ele terminou o Campeonato Paulista de 2018 na sétima posição. Seus melhores resultados foram dois terceiros lugares, na penúltima e última etapa.

Neste ano, Francisco Costa está otimista. E começou muito bem. No dia 26 de janeiro, ele fez a estreia na temporada com a disputa do GP São Paulo, válido pela primeira etapa do Campeonato Paulista. E logo alcançou seus melhores resultados na categoria. O brasileiro que mora nos EUA foi segundo colocado nas duas provas. Com isso, assumiu a vice-liderança da competição estadual.

É uma grande satisfação poder competir em Interlagos e numa categoria tão tradicional como a Fórmula Vee, por onde já passaram grandes nomes como Emerson e Wilsinho Fitipaldi, Nelson Piquet e o austríaco Niki Lauda, entre outros”, afirma Francisco Costa. “E agora, com mais conhecimento do carro e da pista, estou em condições de brigar em igualdade com todos os pilotos pelo primeiro lugar e, por que não, pelo título.

O brasileiro disputa o Campeonato Paulista na divisão geral e também terá a chance de lutar pelo título na recém-criada divisão Máster, para os pilotos acima de 40 anos.

A vitória em Interlagos na abertura da temporada da Fórmula Vee foi do piloto paraense Augusto Santin, que ficou com o título do GP São Paulo. Ele lidera o Campeonato Paulista com 40 pontos, no geral e na divisão máster, seguido por Francisco Costa, com 36.

Nesta primeira etapa, os pilotos receberam os troféus no pódio das mãos do secretário municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, João Farias, convidado especial para a abertura da temporada 2019 da FVee. Ele também deu a bandeirada final da prova.

 

A próxima etapa do Campeonato Paulista será dia 23 de fevereiro, novamente em Interlagos.

 

Sobre a Fórmula Vee

A Fórmula Vee foi criada no Brasil na década de 1960 pelos irmãos Emerson e Wilsinho Fittipaldi. Até hoje, mantém suas principais características, com carros de baixo custo e peças de fábrica. Além de Emerson Fittipaldi, a FVee revelou outro campeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, que competiu pela Super-V. Outros grandes pilotos também passaram pela categoria, como José Carlos Pace, primeiro brasileiro a vencer em Interlagos na F1.

Hoje, Wilson Fittipaldi está de volta à FVee, agora como consultor e instrutor de pilotos. Ele trabalha também no desenvolvimento de novos carros, para torná-los mais rápidos e seguros. Atualmente, a Fórmula Vee utiliza motores VW 1.6 do Fox e câmbios de 4 ou 5 marchas. Em Interlagos, a maior velocidade já registrada atingiu 208 km/h.

O Campeonato Paulista de FVee terá ao todo dez etapas. Serão nove em Interlagos e uma no autódromo Velo Città, no interior paulista. A categoria também promove a Copa ECPA, em Piracicaba (SP), e negocia a realização de provas em outros estados.

 

Resultado da 1ª etapa do Campeonato Paulista de FVee (GP São Paulo), sábado (26/1), em Interlagos

Primeira Bateria

1) Augusto Santin, 24min31s554
2) Francisco Costa, a 2s045
3) Ricardo Cury, a 15s909
4) Antônio Vieira de Souza, a 21s430
5) João Pedro Maia, a 33s164
6) Paulo Campaneli, a 54s904
7) Saulo Soares, a 1min20s037
8) Dave Sharp, a 1min44s564

 

Segunda Bateria

1) Augusto Santin, 24min45s279
2) Francisco Costa, a 9s728
3) João Pedro Maia, a 12s167
4) Antônio Vieira de Souza, a 25s568
5) Ricardo Cury, a 28s642
6) Paulo Campaneli, a 1min09s891
7) Saulo Soares, a 1min16s599
8) Dave Sharp, a 1min56s235

 

Classificação do Campeonato Paulista (resultado final do GP São Paulo)

1) Augusto Santin – 40 pontos
2) Francisco Costa – 36
3) Ricardo Cury – 28
4) Antonio Vieira de Souza – 28
5) João Pedro Maia – 28
6) Paulo Campaneli – 20
7) Saulo Soares – 18
8) Dave Sharp – 16

 

Classificação do Paulista Máster

1) Augusto Santin – 40 pontos
2) Francisco Costa – 36
3) Antonio Vieira de Souza – 30
4) Ricardo Cury – 30
5) Saulo Soares – 24
6) Dave Sharp – 20

 

 

Na imagem acima, o piloto brasileiro Francisco Costa, que mora nos EUA, em sua estreia na temporada 2019 da Fórmula Vee em Interlagos.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira e Fernando Santos/Divulgação FVee

 

O piloto Francisco Costa no pódio em Interlagos, com o segundo lugar no GP São Paulo, prova válida pela primeira etapa do Campeonato Paulista.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira e Fernando Santos/Divulgação FVee

O piloto Francisco Costa recebe troféu pelo segundo lugar no GP São Paulo do secretário municipal de Esportes e Lazer da capital paulista, João Farias.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira e Fernando Santos/Divulgação FVee

O piloto Francisco Costa posa com os troféus conquistados na primeira etapa do Campeonato Paulista, nas divisões principal e máster.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira e Fernando Santos/Divulgação FVee

O piloto Francisco Costa, preparando-se no box de Interlagos.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira e Fernando Santos/Divulgação FVee

Francisco Costa, durante disputa em Interlagos.
Crédito da imagem: Claudio Larangeira e Fernando Santos/Divulgação FVee

 

 

 


Buscar em notícias

Outras Notícias

© 2016-2024 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.